A finalidade desta atividade é complementar o conhecimento sobre uma das regiões mais ricas do mundo em cavernas e promover o envolvimento do aluno com assuntos tratados em sala de aula, além de aprofundar e acrescentar novos temas interdisciplinares.
Nesse projeto serão observados e estudados diferentes aspectos relacionados ao meio ambiente, tais como: a geologia do sul do estado de São Paulo, os processos de formação de cavernas e espeleotemas (estalactites, estalagmites etc.), a vida cavernícola e a fauna e flora da Mata Atlântica etc. Do ponto de vista histórico e econômico serão abordados os processos de ocupação da região, destacando-se a ocupação primitiva das cavernas, a exploração do ouro, dos recursos da floresta e o desenvolvimento do turismo.
Sem contar a experiência vivenciada durante todo o passeio em contato com a natureza exuberante do lugar.
Cavernas são manifestações fantásticas do resultado de um trabalho persistente, minucioso, lento e contínuo. A água percorrendo a rocha. A rocha se dissolvendo. A cada gota, o sedimento se acumulando, e ao final de anos e séculos, surgem as estruturas mais monumentais e as mais delicadas.